Aumenta pontualidade de pagamento dos pequenos negócios

Micro e pequenas empresas (MPE) estão sendo mais pontuais na hora de quita as contas. A pontualidade das MPE, medida pela Serasa Experian, atingiu o índice mais elevado para o mês de janeiro desde que o estudo começou a ser realizado, em 2006. Para cada mil pagamentos realizados, 948 foram quitados à vista ou com atraso de, no máximo, sete dias. Em janeiro de 2011, o volume foi de 947 para cada mil. Nos meses de janeiro dos anos anteriores, não passou de 938 para cada mil pagamentos.

“Os pequenos negócios ganham fôlego com o ambiente macroeconômico mais favorável – juros menores, consumo interno maior, crédito facilitado e expansão do emprego formal”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Esse maior dinamismo, assinala o diretor, torna viável o giro financeiro dos empreendimentos de pequeno porte e a consequente pontualidade, pois evitar o endividamento é, de certa forma, garantir competitividade.

Segundo analistas da Serasa Experian, responsáveis pelo Indicador da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, a recuperação se deu após uma queda de nove meses, utilizando-se esse mesmo critério de comparação. O aumento se deve a uma reativação da economia a partir do fim do ano passado e a uma diminuição da inadimplência dos consumidores, o que afeta o caixa das MPE.

“A economia está se recuperando após um segundo semestre fraco e, consequentemente, a pontualidade está entrando em uma trajetória de melhora. Aumentando a pontualidade, diminui a inadimplência nas empresas, o que eleva a geração de caixa e o acesso ao crédito. É um círculo virtuoso, indicando que 2012 será melhor que 2011”, afirma o economista Luiz Rabi, gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian.

O aumento da pontualidade se deu mesmo nas contas mais caras. Em janeiro deste ano, o valor médio dos pagamentos pontuais foi de R$ 1.791, 12,2% superior ao de janeiro de 2011 (R$ 1.597). As MPE do setor do comércio são as que estão tendo mais facilidade para honrar as contas. Segundo a Serasa Experian, o índice de pontualidade delas foi de 95,7%. Nas indústrias, foi registrado um índice de 94%, e nas empresas de serviços, 93,5%.

A Serasa Experian é uma empresa especializada em serviços de informação para apoio na tomada de decisões das empresas. Criada em 1968, possui clientes em mais de 80 países.

Fonte: Sebrae