Brasília realiza I Seminário das Empresas de Serviços

Agência Sebrae

Especialista esclarece diferenças entre o Processo Judicial e o Processo Arbitral e aponta crescimento na área com eventos internacionais

O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Distrito Federal (Sescon-DF) realiza, nos dias 1º e 2 de dezembro, o I Seminário das Empresas de Serviços do Distrito Federal, com o tema a A Nova Contabilidade Brasileira.

Com público estimado em 500 pessoas, o evento vai reunir empresários, representantes da sociedade civil, de organizações e de órgãos públicos e privados para oferecer conhecimentos técnicos e práticos a fim de auxiliar nas atividades inerentes ao setor de serviços.

“O mercado de serviços está cada vez mais competitivo, exigindo do gestor muito preparo e planejamento, além da utilização de instrumentos que facilitam e auxiliam na manutenção e no crescimento do negócio”, argumenta o empresário e presidente do Sindicato, Cláudio Júnior. “É preciso considerar que o conhecimento técnico desempenha um papel crucial na tomada de decisão, fazendo-se necessário possuir um bom embasamento para se adequar às transformações nos campos social, econômico e político”, completa.

Durante o seminário, os participantes vão discutir as principais diferenças entre o Processo Judicial e o Processo Arbitral. A ideia é que o operador do Direito ou aqueles envolvidos com o Sistema Arbitral – forma extrajudicial de resolução de conflitos – tenham condições de saber as peculiaridades de cada um.

Um dos palestrantes, o juiz de Direito e mestre em Direito das Relações Econômico-Empresariais, Aureliano Albuquerque Amorim, nos últimos anos o Brasil despontou como um dos países que mais têm usado a arbitragem. E, com a expectativa de eventos internacionais no país, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, crescerá ainda mais o interesse em torno do assunto.

“A arbitragem vem delineando caminhos inovadores para a solução de conflitos. O seu uso tornou-se uma constante, principalmente nos contratos internacionais”, aponta. Amorim acredita que é importante estimular a prática em todo o país. Uma das vantagens do sistema arbitral no Brasil é a redução na carga de processos que o Judiciário Estatal tem de julgar. “Não tem jeito, é humanamente impossível dar conta”.

Abertura

O Seminário contará ainda com as palestras Desafios das Empresas Contábeis: Crescimento, Ameaças e Oportunidades; Coaching Empresarial; SPED–FCONT 2011 e as Novidades da ECD para 2012; e Governança Corporativa: Aspectos Sociais, Ambientais e Societários; Competitividade nos Negócios por meio de Modelo de Excelência em Gestão. A abertura oficial acontece no dia 1º de dezembro, às 19h30, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, Brasília.

Serviço
I Seminário das Empresas de Serviços do Distrito Federal
Data: 1º a 2 de dezembro (quinta-feira e sexta-feira)
Local: Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, Avenida W5 – SGAS, 902, Bloco C – Brasília – DF.
Mais informações: www.sescondf.org.br ou (61) 3226-1269