Identificar líderes contribui para executar ações públicas

Liderança é fundamental para executar projetos de geração de renda e emprego nos municípios e identificar líderes constitui uma das tarefas dos gestores públicos. Essa foi a mensagem transmitida pelos expositores do painel Governança do Desenvolvimento Local Sustentável, na tarde de quarta-feira (28), durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, no Centro de Convenções Brasil 21. A programação segue até esta quinta-feira (29), em Brasília, com a presença de mais de 500 pessoas, entre prefeitos, secretários, gestores e servidores municipais. O evento tem apoio do Sebrae.

Na abertura do painel, os participantes conheceram, por meio de um vídeo, experiências de combate à pobreza da cidade de Lauro de Freitas (BA), município na região metropolitana de Salvador. Entre as iniciativas, destacou-se o programa de segurança alimentar, que garante aquisição dos produtos rurais. O vídeo mostrou que o primeiro passo da iniciativa foi identificar as potenciais lideranças da comunidade. A partir dai, houve envolvimento da população, na qual há beneficiários do programa Bolsa Família.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira (SC), Flávio Berté, ressaltou que a promoção do desenvolvimento municipal extrapola as fronteiras da própria cidade. “Exige ação e protagonismo de todos os atores públicos e privados e do terceiro setor, com interação entre os líderes”, frisou o secretário, também vice-prefeito do município, na fronteira com o Paraguai.

O representante do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erick Camarano, enfatizou no painel a necessidade de o gestor público definir metas a serem atingidas e eleger programas com esta finalidade. Ele afirmou que o MBC trabalha para adaptar a visão empresarial à gestão pública. “Impossível falar de governança sem saber aonde o município quer chegar”, observou. Já o coordenador da Expo-Brasil Desenvolvimento Local, Caio Silveira, afirmou que o maior desafio das comunidades é encontrar um modelo próprio de desenvolvimento.

Fonte: Sebrae