Imposto de Renda – Quer perguntar aos universitários?

Brasilienses que têm dúvidas quanto a elaboração do Imposto de Renda (IR), podem recorrer a estudantes de Contabilidade de uma universidade particular do Distrito Federal. Para realizar o preenchimento do formulário da Receita Federal, basta comparecer à instituição, localizada na Quadra 912 da Asa Sul, com um dispositivo de armazenamento de dados – pen drive –, informe anual de rendimentos, título de eleitor, comprovantes de despesas, extratos bancários, documentos de compras e vendas, contribuições à previdência e declaração do ano passado, entre às 19h30 e 22h, de segunda à sexta-feira. O serviço é gratuito.

A equipe que realiza o auxílio aos contribuintes é composta por trinta alunos e seis professores, que revezam-se nos atendimentos. Até o momento, 60 interessados já fizeram a declaração do IR na instituição, este ano. No DF, 51% de um total de 651 mil prestadores de contas entregaram formulários, até a última segunda-feira (23), de acordo com levantamento da Receita Federal. O período para prestação de contas encerra-se no próximo dia 30 de abril, às 23h59. Há aplicação de penas para quem descumprir o prazo, no valor inicial de R$ 165,74, podendo alcançar 20% do valor do imposto devido. Devem realizar a declaração, trabalhadores que receberam mais de R$ 23.499,15, durante o ano de 2011.

O coordenador do curso de Contabilidade da faculdade envolvida, Wagner do Nascimento, informou que o serviço oferecido ajuda todas as partes envolvidas, contribuintes e estudantes. “É essencial para o aprendizado do aluno. Além disso, ajudamos quem não têm conhecimentos ou recursos para isso (declaração do imposto de renda)”, comentou. As dúvidas principais, questionadas pelos interessados, remetem-se, principalmente, a descontos e deduções fiscais, de acordo com o coordenador.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, Adriano Marrocos, apontou que o auxílio prestado pelos estudantes envolvem comunidades de várias regiões administrativas e favorecem a relação entre faculdade, corpo discente e brasiliense. “Uma ação dessas é muito importante para todos os envolvidos. Alunos, prestes a se tornarem futuros profissionais, ganham contato com mercado, comunidade e futuros clientes. A Instituição se aproxima de necessidades reais de mercado e desprende-se um pouco do teor apenas acadêmico”, apontou.

Dúvidas sobre IR –    Muitos contribuintes sofrem por antecedência, antes mesmo de precisarem realizar a declaração do IR. Mas, de acordo com contador Cleudes Garcia, a utilização da internet, como ferramenta de pesquisa e de auxílio, pode esclarecer muitas dúvidas e facilitar a prestação de contas. “O melhor caminho para contribuintes com dúvida, é a página da Receita Federal. Lá, há uma relação de dúvidas mais frequentes, organizadas em ordem de mais procuradas. Atende bem a população que precisa”, indicou.

Por: Lucas Dutra

Fonte: Portal Alô