ISO 2600 orienta empresas que desejam ser socialmente responsáveis

No dia 08 de dezembro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o organismo de normalização da Suécia (SIS) lançam a ABNT NBR ISO 26000:2010 – Diretrizes sobre responsabilidade social, uma adoção da norma International Organization for Standardization (ISO) de responsabilidade social.

A norma tem o objetivo de fornecer orientações para todos os tipos de organizações, independentemente do porte ou localização, sobre conceitos, termos, definições e todas as questões referentes à responsabilidade social e desenvolvimento sustentável e sua implementação nas organizações.

Os sete princípios da ISO 2600 são: responsabilidade por ações; transparência; comportamento ético; respeito pelos interesses dos stakholders; respeito pelas regras da lei; respeito pelas normas internacionais de comportamento; respeito pelos direitos humanos.

A norma foi lançada mundialmente pela ISO no dia 1º de novembro, em Genebra (Suíça). O lançamento da norma brasileira acontece das 09h30 às 13h30 no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), localizado na avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Confira abaixo o vídeo sobre o tema.

Fonte: Territórios em Rede / Sebrae