Nove Juntas Comerciais iniciam integração de dados

Presidentes e representantes das 27 Juntas Comerciais dos Estados brasileiros e do Distrito Federal estão reunidos em Curitiba, até esta terça-feira (3), para mais um Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ). O evento marca o início da formação da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), que numa primeira etapa vai integrar os bancos de dados de nove Juntas Comerciais: Distrito Federal, Sergipe, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Pará e Paraíba.

O Paraná é o primeiro Estado do Sul a aderir ao programa, que será oficializado no próximo dia 18 de julho, em Brasília, durante solenidade de assinatura de convênios das Juntas com o Sebrae nacional e os Sebraes estaduais. O programa Integrar está estruturado a partir do Integrador Estadual desenvolvido pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e que será disponibilizado às nove Juntas que assinarão o convênio. Implementado há quatro anos em Minas, o novo sistema reduziu de 40 para 8 dias o prazo médio de para a abertura de uma empresa naquele Estado. Estudos do Banco Mundial revelam que no Brasil o prazo para abertura de empresa pode levar até 129 dias.

“Hoje, existem várias iniciativas de integração de dados, mas precisamos caminhar para um único sistema nacional, compatível com todos os órgãos de registro e licenciamento. O programa Integrar será um grande avanço para o empreendedorismo em nosso país e também mais seguro para o Estado, que contará com dados precisos para realizar seus planejamentos de desenvolvimento econômico”, destacou o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, que preside o ENAJ.

A partir da oficialização do convênio entre as Juntas Comerciais e o Sebrae, a Junta Comercial de Minas Gerais vai transferir a tecnologia do Integrador Estadual para as demais Juntas e repassar todo o know how do sistema. Com isso, o Paraná vai poder integrar as bases de dados de pessoas jurídicas de vários órgãos, como Junta Comercial, Receita Estadual, Receita Federal, Prefeituras Municipais e órgãos de licenciamento, como Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, entre outros.

A adesão do Paraná ao programa Integrar marca os 120 anos da Junta Comercial do Paraná, comemorados nesta segunda-feira (2) em solenidade no Teatro Guaíra.

O ENAJ está sendo realizado na sede da Associação Comercial do Paraná e termina nesta terça-feira. Durante o evento, o presidente da Junta Comercial do Sergipe, Vinicius Baudouin Mazza, foi eleito novo presidente da Associação Nacional de Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej).

Fonte: Paranashop