Pequenas empresas mantêm pagamentos em dia, diz Serasa

Em fevereiro, as micro e pequenas empresas tiveram 95,2% de pontualidade nos pagamentos. A informação é do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas. O índice contabiliza como pontual o pagamento feito à vista ou com até sete dias de atraso.

Na comparação com fevereiro de 2011, houve avanço de 0,4 ponto percentual na pontualidade de pagamentos. Esta foi a terceira alta seguida, o que indica uma recuperação da saúde financeira das pequenas empresas. Entre março e novembro do ano passado, os negócios estavam pagando menos contas em dia.

Segundo os economistas da Serasa Experian, um dos fatores responsáveis por essa melhora foi a sequência de reduções na taxa básica de juros, a Selic, pelo Banco Central.

Os mais pontuais com os pagamentos são os empresários do setor de comércio, com um índice de 95,6%. Serviços tiveram 94,8% de pontualidade, e a indústria ficou com 94,3%.

O indicador acompanha também o valor médio de pagamentos. Em fevereiro, houve um aumento de 20,2% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a um valor médio de 1703 reais.

Fonte: Exame