Simples Nacional

Na tarde de ontem, 19, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, participou da cerimônia de entrega da premiação aos vencedores do 2º Prêmio Simples Nacional e Empreendedorismo.

O concurso premiou nas categorias Profissionais e Estudantes de graduação. No grupo Profissionais, o primeiro lugar ficou com Kalinka Conchita Ferreira da Silva Bravo, de Porto Alegre (RS), que apresentou a monografia “O não favorecimento dos micro e pequenos comerciantes em operações sujeitas à substituição tributária progressiva do ICMS”. Em segundo lugar ficou Demétrius de Moura Soares e Luís Fernando Rettig, de Ponta Grossa (PR), com o trabalho “Redução das obrigações acessórias no reembolso das empresas optantes pelo Simples Nacional”. O terceiro colocado é Francisco de Assis Soares de Oliveira, de Natal (RN), com “O processo administrativo tributário e o Simples Nacional: um olhar crítico sobre os ritos processuais adotados no estado do Rio Grande do Norte”.

Na categoria Estudantes de Graduação, Paula Caroline Gabriel, de Joinville (SC), apresentou a monografia “Regime de tributação mais vantajoso para abertura de uma empresa no ramo da comunicação digital: Simples Nacional ou lucro presumido”.

Promovido pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), com co-realização da Fenacon, o concurso tem por objetivo fomentar pesquisas e estudos sobre o Simples Nacional e seus reflexos no empreendedorismo, além de aproximar estudantes dos assuntos relacionados ao universo das micro e pequenas empresas.

A 3ª edição do prêmio terá o regulamento divulgado a partir e novembro no site do CGSN.

Fonte: Fenacon